domingo, 5 de julho de 2009

MIRIAM POSTAL GARBELOTTO

ARTISTA CONVIDADA DA 11ª EDIÇÃO
DA MOSTRA DE ARTE "MÃOS DE NOSSA ARTE"
* 2009 *


Nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul em 1962. Bacharel em Desenho e Plástica e Pós Graduada em Arte/Educação ambos pela Universidade de Passo Fundo, possui cursos de especialização no Brasil e exterior. Seu currículo vem sendo construído através da participação em importantes exposições de arte nacionais como: 44º Salão Paranaense, V Salão da Ferrovia (Rio de Janeiro), Salão COPESUL (Porto Alegre).


Além disso realizou inúmeros painéis públicos, tendo obtido o 1º Lugar no Projeto Missões 300 anos, capa do Guia Telefônico de Porto Alegre de 1998. Em 1997 seus trabalhos foram escolhidos para capa das Listas Telefônicas das Regiões Norte, Nordeste, Noroeste e Centro do Rio Grande do Sul.
Miriam Postal tem participado também de várias edições da Casa Cor Brasil.

Nas participações Internacionais, em 1995 expõe na ARTEXPO em Nova Iorque, em 1996 no Panorama da Arte Brasileira na Bélgica e também em Berlim em 1998. Neste mesmo ano realizou uma exposição individual na Embaixada do Brasil em Portugal e em Assunção, no Paraguai. Em 2001 expôe em Gotemburgo, Suécia.

Miriam Postal utiliza a técnica de acrílico sobre tela, criando formular esquemáticas que se incorporam aos volumes sensuais e formas generosas numa temática que conta a história dos centros urbanos. Transmite pelas suas cores vibrantes e desenhos de estamparia dos tecidos populares, um retrato da alma brasileira. Seu mundo é uma aldeia global. Tem profundo interesse que seus “Joãos e Marias” brasileiros se tornem cidadãos do mundo.


Aplicando elementos (tickets, dinheiros, panfletos, sacolas, etc.) que coleta pelo mundo afora, insere seus personagens por outros continentes sem perderem a sua verdadeira essência de brasilidade.



Além do acrílico sobre tela, Miriam Postal também trabalha com arte aplicada em diversos outros materiais, tais como serigrafias sobre tela, pratos (que podem ser levados ao micro-ondas), porta-copos, mousepads, canecas, porta-lápis entre outros.





PARA CONHECER OUTROS
TRABALHOS DA ARTISTA
CLIQUE
> AQUI <

LENIR WITZKE

ARTISTA CONVIDADA DA 11ª EDIÇÃO
DA MOSTRA DE ARTE "MÃOS DE NOSSA ARTE"
* 2009 *


Nasceu em Panambi – RS, no verão de 1962. Sua formação, fundamentalmente autodidata, amparou-se em constantes pesquisas de técnicas e tendências artísticas, freqüentando ateliês de artistas renomados em São Paulo. Seus primeiros trabalhos foram em estilo acadêmico. Fez seguidamente várias incursões pela pintura contemporânea e pelo abstracionismo, por cujos caminhos e processos procurou chegar à sua própria linguagem plástica. As primeiras exposições surgiram a partir de 1997, quando ainda residia no estado do Paraná, na cidade de Marechal Cândido Rondon. No ano de 2000 retornou ao RS, em Ijuí, onde dedicou-se com afinco à arte, que passou a ocupar um lugar cada vez mais importante em sua vida. Montou um ateliê e ministra aulas. Em julho de 2004 inaugurou o Ma’at Place Atelier: ma’at – antigo conceito de paz dos egípcios, place – lugar em inglês; “lugar de paz”, paz através da arte, a arte como veículo da paz.

Mentes Iluminadas IV - 0,40x0,50 - Técnica Mista - 2008

A artista tenciona, aliás, expandir o conceito na Europa, estando para breve o arranque de tal projeto, no velho continente. Lenir sabe bem que a Arte reflete e espelha o interior arquetípico do homem, seja no acto solitário da criação, seja no momento comungante da contemplação estética, sendo sempre, dum modo ou doutro, representação simbólica, expressão e projeção de quanto se passa em seu íntimo. “La pittura e cosa mentale” disse Leonardo da Vinci, em seu sábio acerto. Mas é sobretudo como um exercício do homem inteiro e integral - em corpo, alma e espírito - que Lenir Witzke exerce a sua arte singular. A pintora sempre viu a atividade artística como fonte de expressão por excelência, carregada do mais profundo feixe de significações, chegando a defender tratar-se duma forma de terapêutica que leva seu praticante a trabalhar o autoconhecimento e o equilíbrio emocional, repercutindo-se isso em quem contemple e revisite o resultado de tal labor. Atualmente, Lenir ministra aula à crianças, adolescentes e adultos, desenvolvendo assiduamente iniciativas meritórias de marcado caráter social. É disso exemplo o fato de, entre os alunos participantes num concurso de desenho realizado em escolas públicas municipais, cinco terem sido selecionados, recebendo aulas de pintura gratuitas durante os meses de férias de verão.

Submáscara - 0,80x0,50 - O.S.T. - 2005

Nesta área de intervenção da artista incluem-se projetos como o “Ajude-nos a ajudar” - que teve como objetivo fundamental contribuir para uma melhor conscientização e despertar das crianças para as temáticas sociais, utilizando as artes plásticas como veículo -, ou a mostra mais recente, “O Planeta em Agonia”, exposição coletiva fruto dum projeto levado a cabo com alunos do atelier Ma’at Place, e que procurou chamar a atenção do público para a problemática do aquecimento global e seus efeitos na saúde pública, na economia global e no meio ambiente. Presente também em mostras na Europa, onde foi já merecidamente galardoada, a arte de Lenir Witzke não permite indiferença: comprometida sim, mas arte comprometida com a verdade, que é um outro nome da beleza - ainda que seja a beleza que nos incomode, e exija esforço e mudança. O mundo não nos é indiferente, muito menos a vida: por isso, o olhar da artista – sempre fiel à vida, e fiel, sobretudo a si mesma - mostra-nos também sempre aquilo que menos esperamos. Inesperada como a vida, a arte de Lenir Witzke é uma constante descoberta da surpresa de estar vivo e da urgência de estar bem vivo: pelo bem, o bem fazer, para que o verdadeiramente bom sempre se nos mostre e nos convide ao melhor.

Ceia dos sem rosto (derradeiros em nós) - 1,30x0,80 - Técnica mista - 2007







PARA CONHECER OUTROS
TRABALHOS DA ARTISTA
CLIQUE
> AQUI <