sexta-feira, 13 de maio de 2016

JULIANE EISEN




Estimulada a criar um trabalho sobre
o ponto da arte, fui me questionando:

• Qual é o ponto da arte?
• Como chegamos à arte? 
• O que difere esta arte das demais?
• Então... Me veio a questão
do olhar da observação...
• E mais questões... 
• O que simboliza um olhar? 
• Qual o poder de um olhar? 
• Entre outros...

Assim chego a um vídeo arte. O que é um vídeo arte professora? Vídeo arte é uma forma de criação que usa a tecnologia como meio de criação, com obra multimídia, que não seja como um videoclipe. Sua criação se dá na década de 60. Com a inserção do vídeo arte, o artista consegue introduzir imagens, vídeos, músicas e performances em um mesmo lugar.

Com o tema o olhar e o olho - temática de minha “obra” (não me considero artista), busquei a pesquisa de novos suportes e possibilidades. Desta forma, surgiu a simbologia do olhar:

A forma mais direta da alma expressar sua vontade, sendo instrumento de uma ordem interior. Através do olhar se seduz, se fere, se mata, se fascina, se fulmina, etc... Nesse intercâmbio, não somente o foco representa a grande questão, mas devemos nota também a posição do fitado. Como o observado também se vê ou se sente frente ao olhar do outro. Sendo assim o olhar representa o símbolo de uma revelação, como se fosse um espelho, um revelador recíproco.

Assim sendo, coloquei olhos de variados tipos e palavras que simbolizam o olhar. Para finalizar criei o vídeo em três velocidades: mais rápido, lento e no tempo certo, aquele que define a vida de muitas pessoas: o tique-taque do relógio, mostrando que a vida passa e não podemos perder aquele olhar, que alegrou os nossos dias.

E A VIDA NOS DIZ:
O BRILHO DOS TEUS OLHOS, ENCAIXA SE,
PERFEITAMENTE, NA SINFONIA DOS MEUS DIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário