segunda-feira, 21 de maio de 2012

NICOLE WINTERFELD RAMOS



Panambi vive em Panambi

FORMAÇÃO

2010 – Graduada em Artes Visuais – Licenciatura pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do estado do RS, Ijuí, RS

2011- Graduanda do curso de Artes Visuais Bacharelado pela pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do estado do RS, Ijuí, RS, com previsão de término no segundo semestre de 2012.

2011- Graduanda do curso de letras Espanhol pela UFPEL – Universidade Federal de Pelotas, com previsão de término em 2014.

EXPOSIÇÕES 

COLETIVAS

2011- Paisagens da Região, Sala de Exposições Java Bonamigo, Ijuí, RS de 30 de junho de 2011 á 28 de julho de 2011.

2011- XIII Mostra de Arte Mãos de Nossa Arte, Anfiteatro do Sesi, Panambi, RS

2010- Exposição Itinerante na - XII Mostra de Arte Mãos de Nossa Arte, Kepler Weber Centro, Panambi, RS, de 7 á 23 de maio de 2010.

2010- XII Mostra de Arte Mãos de Nossa Arte, Kepler Weber Centro, Panambi, RS, de 7 á 23 de maio de 2010.

2010- Exposição Itinerante, Casa da Cultura Pastor Wahlbrink, Coronel Barros, RS, de 30 de abril á 7 de maio de 2010.

2010 - Exposição Itinerante, Sala de Exposições Java Bonamigo, Ijuí de 11 de janeiro a 03 de março de 2010.

2009 – XI Mostra de Arte Mãos de Nossa Arte, Kepler Weber Centro, Panambi, RS

2009 - Exposição Convite, Sala de Exposições Java Bonamigo, Ijuí, RS, de 12 de janeiro á 6 de março de 2009.

2008- Mostra Coletiva de Arte de Sala para Sala, Sala de Exposições Java Bonamigo, Ijuí, RS de 3 de junho á 5 de julho de 2008.

2008- Exposição Parada Obrigatória do curso de Artes Visuais : Meio Ambiente: Catadores de Imagens, Invenções e fazeres, SMED ijuí, 15 de junho de 2008.

2008- Mostra de Arte “Expressões do Feminino”, Biblioteca Mário Osório Marques, Campus Ijuí, RS

2008 - – Mostra Coletiva de Arte Jardim de delícias I, Aldeia Sesc, Sesc Ijuí, RS

2008 – Mostra Coletiva de Arte Jardim de delícias II, Sala de Exposições Java Bonamigo, Ijuí de 10 a 16 de abril de 2008.

2008 – Intervalo Cultural, Campus Santa Rosa, Santa Rosa RS.

2007- IX Mostra de Arte Mãos de Nossa Arte, Anfiteatro do Sesi Panambi, RS, de 8 à 19 de outubro de 2007.

2007- Sesi Descobrindo Talentos fase regional, Anfiteatro do Sesi Panambi, RS, de 8 à 19 de outubro de 2007.

2007- Mostra de Arte Aniversário da Unijuí, Praça da república em Ijuí, RS, em 30 de junho de 2007.

2006 – Mostra Itinerante Talento Jovem, Panambi, RS

OUTRAS ATIVIDADES

Monitoria nas edições da Mostra de Arte Mãos de Nossa Arte de 2007, 2009, 2010 e 2011.

Bolsista do Programa AABB Comunidade no período de 2006 á 2009 na oficina de pintura.





Trajetória Artística


“A arte é, e sempre foi, provocação. A função da arte em relação à sociedade resulta clara: expressar a qualquer preço o que se esconde atrás do muro. O artista é quem arranca o véu”. (Jean- Jacques Lebel)

Acredito que meu trabalho pode ser norteado por dois conceitos artísticos, o primeiro seria a apropriação de objetos como suportes artísticos. O segundo seria a ressignificação através da interferência da pintura em imagens já existentes.











Sobre isso Protti (2004, p.14) salienta que:

Examinando os percursos da história da arte, pode-se perceber as investidas da arte desde a colagem até o estabelecimento do Objeto na contemporaneidade. Para a efetivação destes Objetos, o artista pode usar papeis colados (papier collè), em que a colagem de imagens impressas substitui a ação do artista e seu pincel, objetos achados (objet – trouvé), cuja a visão estética se da sobre os objetos escolhidos entre os do cotidiano e selecionados pelo artista, e ainda pode usar o já feito (ready-made) aqueles produzidos industrialmente e que buscam qualificação pela assinatura ou mudança de lugar.









 O objeto na esfera da arte pode ser considerado como o causador de grandes rupturas abrindo caminho para as tendências contemporâneas, com o surgimento das novas tecnologias o objeto que até então tinha uma função utilitária, passa a assumir uma dimensão sensível, poética, e estética, passando de objeto comum para um objeto arte ressignificado de sua primeira essência. À medida que um objeto comum do uso cotidiano passa a assumir uma dimensão estética seja por a mudança de ambiente, pela intencionalidade do artista, ou simplesmente pela assinatura do mesmo, isso pode gerar mudanças no modo de ver e tratar as questões da arte.








Nesse sentido, Protti (2004, p.14) considera que:

Esta atitude de criadores de objetos, assumida por artistas, não raro revela uma postura critica radical ao consumismo e/ou à sociedade industrial, tentando atrair reflexões sobre a realidade social, política e econômica através da sensibilidade de quem aprecia a obra de arte.





Nesse sentido, penso que meu trabalho tem forte influência com essas tendências já que busco no cotidiano os elementos, ou objetos como suporte de minhas criações. Intencionalmente ou não as cores aparecem com uma grande força carregada pelos contornos em preto, e sob essa perspectiva me inspiro na arte pop que tem por base essas características, além da estrita ligação com a publicidade que também posso caracterizar como uma característica semelhante com o meu trabalho, já que as imagens as quais me aproprio são retiradas dos artigos publicitários. Quando adotei a pintura como procedimento artístico, me apropriei dos mais variados objetos e suportes, onde coloquei a imagem do cacto como tema principal de minhas pinturas.







Artistas como Alex Fleming e Leda Catunda também são fontes de inspiração já que buscam no cotidiano, na publicidade, nos objetos apropriados grande parte de seu percurso criador. Alex Fleming pela apropriação e ressignificação dos objetos e Leda Catunda pelas vedações que aplica em suas criações com tinta, retalhos de tecido entre outros elementos que fazem parte do conjunto da obra desta artista.





Outro elemento que pode ser mencionado nessa caminhada pode ser a questão da manipulação da imagem que acontece de forma manual através da pintura. As imagens escolhidas de certa forma devem dialogar com a imagem impressa e já existente, aparecendo assim uma imagem nova e totalmente diferente.





 Criar algo novo, ou constituir o próprio repertório é um desafio, ao passo que estamos sempre pesquisando, investigando, relacionando nossas propostas artísticas, percebemos que a arte requer pesquisa, tempo, amadurecimento para que tenha sentido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário